
ÁREAS DE ATUAÇÃO
- Comercial;
- Condomínio;
- Consumidor;
- Empresarial;
- Fianciadoras e Bancos;
- Franquias e Franquiadoras;
- Instituições de Ensino;
- Saúde;
- Seguradora;
- Telefonia e Internet;
- Trabalhista;
- Varejo.
SOLUÇÕES
Mediação
É uma forma de justiça, ou método alternativo de solução de conflitos, no qual existe a figura de um terceiro facilitador que auxilia as pessoas envolvidas no conflito, à entenderem as necessidades e buscarem as possíveis soluções para seus questões.
Os facilitadores, neste método adequado de soluções de conflitos, são treinados com técnicas para restabelecer a comunicação, e conduzirem as interações da autocomposição para encontrarem o entendimento entre as partes envolvidas, e a consequente resolução das questões.
Os consensos obtidos através da MEDIAÇÃO, podem ser formalizados por documentos extrajudicais, ou ainda, podem ser referendados judicialmente, conforme a necessidade manifestada pelas partes.
Arbitragem
Também é uma alternativa à justiça judicializada. Neste método existe a figura do árbitro que irá tomar a decisão, ou melhor, julgar a questão pelas partes. As partes têm o poder de decidir qual árbitro que irá decidir sobre a questão que precisa de solução.
O árbitro é um juiz leigo, ou seja, profissional especializado no assunto ao qual ele irá decidir; e para tanto, pode reunir provas e ouvir pessoas para tomar a melhor decisão.
A arbitrabem é mais útil para os conflitos de massa, interesses difusos e coletivos. Instrumento administrativo utilizado pelos órgãos públicos, em especial o Ministério Público, para realizar acordos destinados a resolver litígios envolvendo interesses ou direitos transindividuais.
Também pode ser utilizado para questões trabalhistas com eficiência, através de cláusula compromissória ou compromisso arbitral
Negociação
É um método alternativo de solução de conflitos, cujo qual as pessoas envolvidas resolvem suas questões diretamente, através de técnicas de negociação.
Existem duas formas de fazer a Negociação, dependendo do objetivo em relação à outra parte, pode ser realizada de forma distributiva ou alternativa, objetivando no melhor resultado.
A forma distributiva, envolve o famoso “toma lá, dá cá”, onde as questões são distribuídas, geralmente no sistema ganha-perde.
A forma integrativa, geralmente envolve mais técnicas, cujo objetivo é aproximar as partes, e tem como objetivo a melhor alternativa para ambas as partes.
A Equilíbrio Paz Social – Camâra de Conciliação, Mediação e Arbitragem possui profissionais à disposição, todos treinados para obter o melhor resultado da Negociação, de forma segura, célere e eficiente, usando as técnicas inerentes à Negociação.